Um alerta contra o câncer de mama. As mulheres com mais de 40 anos devem fazer a mamografia, o exame que pode detectar a doença. A campanha nacional para facilitar o acesso ao exame vai ser realizada em outubro e foi lançada na noite de segunda-feira (16), em Salvador.A Campanha Dia Rosa é promovida por organizações não governamentais e entidades filantrópicas e quer chamar ainda mais a atenção para a prevenção ao câncer de mama.
No Brasil, a previsão para este ano é de 49 casos para cada 100 mil mulheres. Na Bahia, a incidência esperada é de 37 casos para 100 mil. Onze mil e setecentas mulheres devem morrer até o fim do ano vítimas dessa doença em todo o país. Os dado são do Inca - Instituto Nacional do Câncer.
A intenção da campanha é fazer com que cada mulher reserve, pelo menos, um dia por ano para o exame de mamografia e outros procedimentos capazes de detectar a doença na fase inicial.
A Fundação José Silveira, entidade sem fins lucrativos, na Bahia, está entre as instituições envolvidas na Campanha Dia Rosa. Uma das ações previstas é levar uma unidade móvel de atendimento a comunidades distantes.
iBahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por deixar seu comentário no blog.