O Centro de Controle de Zoonoses de Ilhéus tem recebido denúncias da população sobre a infestação de caramujos. A espécie, o caramujo africano, tem aparecido principalmente na zona sul, em bairros como Pontal e Sapetinga.
O coordenador do CCZ, Aloísio Correia, diz que a infestação pode ter começado com o despejo indevido. ’"Algumas pessoas criavam o caramujo para a comercialização. Com o fracasso dos negócios, soltaram de forma inadequada".
O caramujo africano é hermafrodita e possui rápida proliferação. Ele realiza quatro posturas ao ano, com cerca de 400 ovos em cada. Ele pode transmitir doenças, por isso é importante manter um nível de infestação baixo.
Ao receber a denúncia, a equipe do centro vai ao local catar os caramujos mais evidentes e colocar um produto específico para o controle. "Ele é liberado pelo Ministério do Meio Ambiente e não é nocivo às plantas e nem aos animais".
Aloísio explica ainda que o recolhimento dos caramujos mortos é muito importante porque seu casco pode acumular água, contribuindo para a proliferação da dengue.
Alguns cuidados devem ser tomados no recolhimento, como pegar o caramujo somente com luvas ou saco plástico e não permitir que crianças tenham contato com ele.
fonte: A Região
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por deixar seu comentário no blog.