quarta-feira, 30 de junho de 2010

Labrador avisa menina diabética quando taxa de açúcar se altera

Um cão labrador treinado para detectar a queda do nível de açúcar no sangue de seres humanos vem ajudando uma menina britânica de seis anos a evitar entrar em coma por causa de diabetes.

A cadela Shirley é um dos dez cães treinados pela entidade beneficente Cancer & Bio-detection para alertar diabéticos quando sua condição se deteriora e mora há quatro meses com a pequena Rebecca Farrar, que tem diabetes tipo 1.

Shirley é capaz de sentir uma mudança de odor exalado pelo corpo de Rebecca quando sua taxa de açúcar cai ou sobe a níveis alarmantes.
O cheiro não é detectado por seres humanos e é um sinal emitido pelo corpo antes de outros mais aparentes, como palidez.

Ela então começa a lamber os braços e as pernas da menina para alertá-la. Dessa forma, a menina ou sua mãe têm condições de tomar providências para evitar um colapso.
A mãe lembra de um episódio em que ninguém percebeu que a taxa de açúcar de Rebecca estava caindo até Shirley dar o precioso alerta.
A presença de Shirley na casa também tornou a vida de toda família mais fácil.

Claire conta que também consegue ter noites de sono mais tranquilas, sem medo de a filha ter algum problema durante a noite, como ocorria antes de Shirley dormir ao lado da cama de Rebecca.
A entidade beneficente que deu Shirley à família treina cachorros para detectar todo tipo de doença, incluindo câncer.
Foto: BBC

Personagem de Moitê Proença em "Passione" atiça Playboy

Com a repercussão de Stella, personagem de Maitê Proença na novela das oito da Globo, "Passsione", a Playboy ficou atiçada e deve convidar a atriz para posar mais uma vez para a revista.
Na trama, a personagem de Maitê é casada com um empresário e mãe de três filhos. Infiel, desde o início do folhetim, a moça já se envolveu com quase dez rapazes, todos bem mais jovens. Caso aceite o convite da Playboy, Maitê Proença posará para a revista pela terceira vez.
O primeiro ensaio da atriz foi há 24 anos, quando interpretou a personagem Dona Beija. A loira voltou às páginas da publicação em 1996.

Fonte: BH HOLOFOTE

Kaká compra briga com prostitutas

Aproveitando a campanha do ator Ashton Kutcher contra a prostituição, o jogador Kaká usou seu Twitter, nesta terça-feira (29), para se posicionar sobre o tema. O meia da Seleção Brasileira, que tem fama de bom moço, postou uma foto onde aparece com a camiseta do Brasil virada para aparecer seu nome e uma plaquinha com o nome da campanha na mão: "Real Men Don't Buy Girls", que quer dizer "Homens de verdade não compram mulheres".
Sem saber, Kaká acabou comprando briga com a fundadora da Daspu, Gabriela Leite. Também através do miniblog, ela mandou um recado a Kaká em resposta à adesão do jogador à campanha contra a prostiuição divulgada pelo ator Ashton Kutcher. "Prostitutas não se vendem, Kaká. São especialistas em fantasias. Compre a nova camisa da Daspu: Homens de verdade respeitam prostitutas", escreveu ela, no mesmo dia em que o jagador havia escrito sua mensagem no Twitter.
Fonte: BN HOLOFOTE

Decisão do TSE: Geddel agradece; Wagner lamenta...

Uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promete gerar sérios problemas para as campanhas do governador Jaques Wagner (PT) e do candidato do PMDB ao Governo, Geddel Vieira Lima. Em resposta a uma consulta do PPS, feita justamente para definir a posição do partido na Bahia, o TSE vetou, nesta terça-feira (29), o uso de imagem e voz de presidenciáveis em programas eleitorais de partidos que tenham coligações diferentes nas disputas nacionais e regionais.
Ou seja: as coligações como a de Geddel, em que 6 partidos ou apóiam o presidenciável José Serra, ou possuem candidato próprio; e a de Wagner, com o apoio do PSL, que tem candidato à Presidência (Américo de Souza), não poderão utilizar, em seus programas, a imagem de Dilma Rousseff (PT), candidata que apóiam.
Outro exemplo dos impedimentos que essa definição pode causar é o caso do Rio de Janeiro. No estado, o candidato ao governo pelo PV, Fernando Gabeira, tem aliança regional com o PSDB. Dessa forma, ele não poderá ter em sua propaganda a participação de Marina Silva (PV), nem do candidato tucano, José Serra.
Relator da consulta, o corregedor-geral eleitoral, ministro Aldir Passarinho Junior, entendeu que a permissão contraria a lei eleitoral e poderia confundir o eleitor.
(Rafael Rodrigues)

CONFIRA TRAILLER OFICIAL DE TROPA DE ELITE 2

O filme "Tropa de Elite 2" já encerrou suas filmagens. Agora, resta aguardar a estreia do longa nos cinemas, prevista para o dia 8 de outubro deste ano. Mais projetado ainda como grande protagonista da trama policial de José Padilha, o personagem de Wagner Moura se lança como o novo anti-herói do cinema nacional e agora terá que enfrentar perseguições e uma rebelião num presídio. Quer saber mais? Então confira o trailler oficial do filme na Coluna Holofote e saiba o que vem por aí!

terça-feira, 29 de junho de 2010

Guerra de traficantes apavora bairros de Itabuna

O clima está cada vez mais tenso entre traficantes dos bairros periféricos de Itabuna. A guerra está declarada principalmente entre bandidos dos bairros São Lourenço e Santo Antônio. Nos últimos quatro dias houve troca de tiros, com cinco feridos.
Os feridos eram do São Lourenço e, segundo a polícia, foram vítimas de traficantes que tentaram acertar rivais durante os festejos juninos. A resposta foi dada domingo, com a execução de Leandro Antônio dos Santos, “Leo Churrasco”, de 18 anos.
Ele foi assassinado por volta das 17 horas, com quase 20 tiros, na rua Adelaide Monstans, no bairro Santo Antônio. O autor dos disparos foi um homem que fugiu de bicicleta. De acordo com a polícia, a vítima estava envolvida com o tráfico de drogas.
Ainda no domingo a polícia evitou mais um confronto entre bandidos, com a prisão de Diego Silva dos Santos, o “Diego Babão”, de 23 anos. Ele foi detido com um revólver 38 municiado com seis balas.
“Diego Babão” afirmou que o único objetivo no momento é assassinar o traficante conhecido como “Luan do Santo Inês”. Diego disse que em Itabuna não há espaço para ele e o rival e que um está tentando assassinar o outro.
Fonte: A Região

Feriado teve mais mortes nas estradas do sul da Bahia

Aumentou a quantidade de acidentes e mortes, nas estradas que cortam o sul da Bahia, no São João deste ano. A Polícia Rodoviária Federal registrou 20 acidentes e 5 mortes durante a “Operação São João”.
As mortes foram registradas em dois acidentes ocorridos na quinta-feira, próximo ao acesso de Jussari e perto da entrada para Camacan. Três vítimas fatais eram de Itabuna e outras duas de Ilhéus. 15 pessoas ficaram feridas.
Este São João foi muito mais violento do que o do ano passado, que não registrou mortes nas estradas federais que cortam a região. Os mortos deste ano foram Matheus Pereira, Talita Ramos, Josias Elias dos Santos, Augusto Francisco do Carmo e Lucília Conceição do Carmo.
Já a Polícia Rodoviária Estadual não registrou acidentes com mortes no São João deste ano. Foram 20 acidentes, com feridos em nove deles. No ano passado foram registrados 12 acidentes e também não houve mortes.
Fonte: A Região

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Segurança mineira estuda usar arma não letal

Sob a mira de uma faca, um sequestrador mantém uma mulher como refém. Horas a finco de negociação com especialistas mais experientes não surtem efeito.
Atiradores de elite estão posicionados para executar o criminoso com um tiro de precisão, mas, como as forças de segurança trabalham na tentativa de manter todos os personagens vivos, a decisão é por invadir o apartamento e tentar a libertação. Sem sangue. Mas há um impasse: como retirar com vida da cena do crime os dois envolvidos?
A cena narrada se passou no interior do Rio de Janeiro e a solução do grupo de inteligência da Polícia Militar foi o uso de um revólver de choque – conhecido como taser – para evitar uma tragédia. Distante cerca de 10 metros, o policial disparou um dardo energizado, capaz de imobilizar o alvo, deixando-o sem ação até ser feita a prisão.
Nos últimos anos, para reduzir a letalidade na ação policial no Brasil, recorreu-se ao uso de tecnologias não letais e Minas adere ao modelo de armamento nos próximos meses: a Guarda Municipal e a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) projetam o uso de dois exemplares – spray de pimenta e taser.
Fonte: Correiobraziliense

Barulho da vuvuzela causa lesão irreversível; há risco de contrair o vírus H1N1

Belo Horizonte — Uma banda de rock, com suas estridentes guitarras e baterias, é fichinha para ela, a irritante vuvuzela. O motor de uma serra elétrica, trabalhando a todo vapor, beira o silêncio perto dessa corneta. Para competir com o instrumento mais tocado na Copa do Mundo da África do Sul, só mesmo a turbina de um jato. O som ensurdecedor da vuvuzela, que tem animado a torcida e enlouquecido os jogadores nos estádios, está na boca do povo, mas causa sérios danos ao ouvido, com a perda irreversível da audição.

Cientistas do Departamento de Patologia da Comunicação da Universidade de Pretória comprovaram que um sopro na corneta chega a se transformar num ruído de 140 decibéis (dB), equivalente ao de um avião prestes a decolar. Publicado no periódico médico South African Medical Journal, o estudo mediu, em março, a emissão sonora da vuvuzela durante uma partida de futebol com público de 30 mil pessoas e constatou um nível de ruído constante de 100dB.

Embora a vuvuzela, com quase um metro de comprimento, esteja disseminada do outro lado do Atlântico, especialistas brasileiros afirmam que o alerta vale para a torcida verde e amarela, pois apitos, bumbos, buzinas e cornetas nacionais também podem levar à surdez. O zumbido desses instrumentos não ultrapassa o potente cornetão sul-africano, mas supera os 120dB, como mostra outra publicação da África do Sul, o jornal The Star.

Seja qual for a fonte para comemorar o gol, o importante é não expor o ouvido a volumes excessivos de ruídos. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) exige que trabalhadores em ambientes que registram acima de 85dB de forma contínua, durante oito horas por dia, sejam obrigados a usar protetores auriculares.

Se o ruído for de 95dB, mesmo nível de um piano sendo tocado em alto som, o limite para os ouvidos é de quatro horas, com proteção. Caso o barulho aumente para 110dB, igual ao som emitido por uma serra elétrica, o tempo máximo suportável é de 30 minutos, apenas um terço de uma partida de futebol. Segundo João Diniz, apesar de o aparelho auditivo humano ter mecanismos de defesa, quando há alta intensidade de ruídos por tempo prolongado ou uma grande explosão (como um sopro da vuvuzela no ouvido), ocorre a lesão irreversível das células sensoriais.

Elas ficam na parte interna da orelha e são responsáveis por transformar o som, onda eletromagnética, em estímulos elétricos capazes de serem decodificados pelo cérebro. O presidente da Sociedade Mineira de Otorrinolaringologia, Márcio Silva Fortini, acrescenta que o famoso zumbido no ouvido, depois de idas a shows, boates e, é claro, a estádios, é um dos indícios de dano ao aparelho auditivo.

“A recuperação vai depender de cada um. Há pessoas que já têm uma perda imediata de parte da audição”, diz, lembrando que a exposição excessiva a ruídos não causa mal apenas ao ouvido. “Compromete a memória, o sistema límbico (que controla as emoções) e aumenta a irritabilidade”, enumera.

“E, no caso da vuvuzela, ainda há o risco de contrair o vírus H1N1, pois, ao soprar a corneta, você tem contato com a saliva de outra pessoa”, adverte.
Protetor
Os médicos destacam que o cuidado com os perigos do som deve ser ainda maior em ambientes fechados, que concentram o barulho. “Um estádio com milhares de torcedores funciona como um ambiente fechado”, alerta Diniz.

Para quem não aceita torcer fora da arquibancada nem dispensa uma torcida barulhenta, junto a grandes aglomerações, a dica é usar o protetor auricular. O ideal, no entanto, é ficar bem longe de sopros exaltados e ensurdecedores.E, se depender da aprovação dos médicos, vuvuzela e companhia não serão escalados para o Mundial de 2014, no Brasil, apesar de os fabricantes da corneta já planejarem o fornecimento do produto para a próxima copa.

“Elas são contraindicadas, pois representam risco real à saúde. As autoridades sanitárias deveriam proibir essas cornetas na Copa 2014. É preciso que elas se preocupem com a poluição sonora, assim como a poluição visual. O dano auditivo é irreversível e traz um alto impacto social', afirma Fortini.

Flávia Ayer
Correio Braziliense

É... meu mano se foi...


É... A vida é assim mesmo. Ontem, acabei de perder o meu maninho Evanildo Costa Silva, o Nildo (camisa quadriculada).
Sempre alegre, sorridente, pai de família, mecânico de motos, músico. Gostava de pegar o seu velho violão e passar a noitada cantando e encantando aqueles que estavam sempre ao seu redor.
Ontem (27), abreviou sua vida ao pular de uma ponte em Salvador (BA) e após uma certa demora, veio a tristeza...
Vai mano. Seu lugar está guardado ao lado do Vosso Pai. Você deixa uma enorme lacuna no meio da sua família e no meio dos amigos que tanto lhe admiram !
Descanse em paz !!!!!
Elenaldo Costa
(Nal)

Copa, João e Pedrão: Muita festa. Depois, política. Haja fôlego !

Alguns comerciantes já vinham reclamando da queda das vendas nos últimos meses. No que se finda, uma rápida reação com a venda de artigos da Copa do Mundo, leia-se, da seleção brasileira. Na próxima quinta-feira (1), com o início do Pedrão, mais quatro dias de festa e, consequentemente, a diminuição nas vendas do nosso comércio, que, aliás, é muito forte.

COPA DO MUNDO

Quem vem gostando (há quem reclame) das festas, são donos de churrascarias, bares, pizzarias, chopperias, enfim, onde rola a "carraspana", como diz o radialista João Alcides, a galera da curtição está dentro. João já passou e lá se vem o Pedrão, e nisso, a Copa continua até o dia 11 (esperamos que com o Brasil lá).

Depois... Bem, depois a corrida pelas cadeiras mais que especiais para aqueles (as) que lidam, que se preocupam com o povo brasileiro: os políticos. A corrida vai começar. Aguardem.

O blog http://www.leleconoticias.blogspot.com/ recomenda: Votar errado é prejudicial à nação. Analise com moderação.

FIM DE ANO
Passado o pleito eleitoral, é hora do reaquecimento do comércio, que volta ao seu normal, mas ainda com uma "ressaca" tremenda. O momento é mais que oportuno para o cidadão arregaçar as mangas e partir para a batalha.

O visual verde e amarelo, então, sai de cena, para dar lugar ao tradicional vermelho e branco. Anuncia-se festa de fim de ano. O "velhinho" (Papai Noel) batendo o seu sininho garante que as coisas irão fluir positivamente, afinal, nossos comerciantes, sempre criativos, lançam suas promoções, bom atendimento ao cliente, além das condições de pagamento, ofertas, enfim, de braços abertos, sempre com um sorriso largo lhe esperando.

Conta-se, também, com o "salvador da pátria", o 13º salário, que tira muita gente da "pendenga". É hora de quitar, de saldar todo aquele "cão", o débito, para começar um 2011 com pé direito.

Por Redação

sábado, 26 de junho de 2010

Polícia suspeita de alguém da família no brutal assassinato da professora “Chancha” em Medeiros Neto

O delegado titular da Polícia Civil em Medeiros Neto, Kleber Eduardo Gonçalves, está com toda a sua equipe empenhada em esclarecer o misterioso assassinato da professora e cabeleireira Minervina Silva Santos, 51 anos, a “Professora Chancha”, assassinada em casa por uso de instrumento corto-contundente que lhe atingiu a região frontal direita, parietal esquerda e parietal occipital.
Três cortes que variam de três a doze centímetros, além de escoriações no antebraço e um corte contuso com fratura exposta no quarto dedo da mão direita.
Tudo leva a crer que houve luta corporal com o assassino e que o mesmo era conhecido da vítima, pois não houve arrombamento da residência onde “Chancha” foi encontrada pelo marido, que saíra para trabalhar nos Festejos Juninos de Medeiros Neto e quando retornou, na manhã de segunda-feira (21/06), por volta das 06h, teria tropeçado no corpo da mulher.
Segundo dados preliminares fornecidos pelo delegado de polícia que esteve no local, Kleber Gonçalves, a professora já havia sido morta há cerca de 7 horas. Até o momento, o objeto utilizado no crime não foi encontrado. A vítima, segundo informações, estaria sozinha em sua casa localizada numa das agrovilas da localidade conhecida como “Balança dos Fazendeiros”, antigo local de festas de vaquejada em Medeiros Neto.
As primeiras investigações feitas pelo delegado Kleber Gonçalves já apontam uma autoria, mas por medida de segurança o nome é mantido em sigilo até que sejam feitos os exames necessários que possam oferecer elementos substanciais para o pedido de prisão do acusado. Embora, a Polícia Civil tenha deixado claro diante da linha de investigação que tem defendido, que evidencia, sobretudo, que o assassino seja alguém ligado à família, pois não houve sinais de arrombamento na residência da vítima e a pressa que houve de mexer no cenário da tragédia.
Por Antônio Carlos/TN

Três presos após denúncia anônima

Na manhã do dia 24/06/10, o SI ( Serviço de Inteligência da Polícia Militar da Bahia), saiu para averiguar uma denúncia anônima na Rua Triunfo, bairro Estância Biquine em Teixeira de Freitas, com o apoio de uma Guarnição do CETO, os policiais fizeram diligências e abordagens até chegarem a Diran de Jesus Costas e L.S.C. (menor) que no instante empacotavam 49 pedras de crack em embalagens plásticas, entretanto alegaram ser somente revendedores, e deram pistas até Fagner Franco Cancela, que segundo os mesmos, forneciam-lhes a droga para ser vendida.

Com Fagner a Polícia encontrou mais 7 pedras prontas para o consumo e duas pedras brutas da droga, aproximadamente 18,2g, e também uma quantia de R$ 481,20 (Quatrocentos e oitenta e um reais e vinte centavos) proveniente da comercialização da droga. Os três elementos foram conduzidos à Delegacia de Polícia, para que fosse lavrado o flagrante.

Os criminosos possuíam 18, 17 e 19 anos respectivamente, refletindo intensamente a facilidade com a qual a droga tem tomado conta dos jovens baianos e teixeirenses.Mensagem da Polícia Militar: "Garantir a paz social e a ordem, mesmo com o risco da própria vida".

Por Angelo Nogueira/Atlanticanews

Administrador de bairros: Assumi há um mês; sequer estive lá

Foi duro ter que ouvir do administrador Gerosino Meireles, o "Nêgo do Ferro Velho", dos bairros Moisés Reis e Stela Reis em Eunápolis na manhã deste sábado (26), a seguinte frase: "Assumi a administração dos dois bairros. Mas por falta de condições por parte do prefeito Robério Oliveira, sequer estive lá ainda".

Não pediu segredo e ainda saiu com mais uma frase e, geralmente suas frases surtem efeito: "Assim que pegar meu pagamento, vou comprar 10 (dez) lâmpadas para fazer a reposição em alguns postes, atendendo assim, pedidos dos moradores".

Um curioso logo voltou a questionar o administrador e ex-vereador Nêgo do Ferro Velho: "Ele não dá sustentação ?". Então, logo respondeu: "Não. Mas é um grande político", encheu o peito.

Agora aqui prá gente. Durma com um barulho desse e diga que dormiu bem.

Por Redação

Delegado Moisés Damasceno esteve visitando Eunápolis

O delegado de Polícia Civil, ex-coordenador da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Eunápolis, esteve visitando a cidade durante o final de semana. Na manhã deste sábado, ele aproveitou para falar sobre o seu trabalho à frente da 6ª Coorpin, em Itabuna (sul da Bahia).
Moisés trabalha com responsabilidade e desde o dia em que assumiu aquela repartição, não se ouviu falar sobre nenhum escândalo envolvendo seu nome. Assim, portanto, devemos informar que é de reputação ilibada, e que merece credibilidade e as nossas apologias ao trabalho que vem sendo desenvolvido por ele.
Garantiu voltar a falar à reportagem do www.leleconoticias.blogspot.com durante o Pedrão de Eunápolis. Vai estar na área.
Sucesso "pequeno-grande delegado !
Por Redação

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Estudante morre após colocar a cabeça para fora do ônibus escolar no interior de SP

O rapaz foi conversar com uma pessoa que estava na calçada, se debruçou sobre a janela, colocou a cabeça para fora do veículo e bateu a cabeça em um poste. Ele sofreu traumatismo craniano e fraturas na mandíbula e não resistiu aos ferimentos.
Em Eunápolis (Bahia), comumente crianças são vistas penduradas nas portas dos Escolares, sem nenhum acompanhamento de um responsável. O motorista, às vezes, se vê em situação difícil, pois não sabe exatamente, se conduz o ônibus ou se chama a atenção dos alunos.
Por algumas vezes, a reportagem do www.leleconoticias.blogspot.com presenciou aluno com a cabeça para fora do ônibus. Alguns arremessam bolinhas de papel por quem passa na rua.
Na rua Cristóvão Colombo - bairro Pequí, alguns garotos trocam "tapinhas" e o motorista, mesmo com o sinal aberto, tem que aguardar a "brincadeira" (de mau gosto) das crianças.
Necessita de fiscalização por parte de quem de direito.
Por Redação
Foto: R7

Rodovias registram nove acidentes com 13 mortos em dois dias

As polícias Rodoviária Federal (PRF) e Rodoviária Estadual (PRE) registraram nove acidentes com 13 mortes nas rodovias que cortam o Estado em dois dias de festividades juninas.
Na manhã desta quinta-feira, 24, por volta das 8h30, no km-596 da BR-101, um acidente envolvendo um automóvel de passeio e um caminhão resultou em duas mortes. Thalita Ramos Régis, 15 anos, e Matheus Pereira Vieira, 25 anos, que estava ao volante, morreram na hora. O condutor do caminhão não estava alcoolizado.
À tarde, outras duas pessoas morreram em um acidente na BR-116, no município de Tucano, próximo a Jorrinho, após um automóvel Voyage, de placa JST 5860, colidir com uma carreta. As vítimas foram Paulo Pimentel Feirreira, 29 anos, e Maria Luísa de Jesus Pimental, aproximadamente 30 anos.
Cinco pessoas ficaram feridas, inclusive um bebê. Duas foram conduzidas para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. Na quarta, 23, cinco acidentes deixaram sete mortos.
Rodovias estaduais
Entre a madrugada do dia 23 e a desta quinta, dois acidentes deixaram mortos nas rodovias estaduais. Nesta quinta, por volta das 19h, um mulher morreu atropelada no km-72 da BA-099.
Adriano Santa Rita dos Santos, 5 anos, morreu ao ser atropelado pelo Volkswagen Fox de placa JRH-4528, na noite de quarta, no km-23,5 da BA-099, município de Camaçari. De acordo com informações de agentes da PRE, o menino tentava atravessar a pista quando sofreu o acidente. O motorista do Fox ainda não foi identificado.
Apenas um dos cinco feridos registrados por agentes da PRE ainda continua internado e corre risco de morte. João Augusto Dias Correa foi atropelado pela GM Celta de placa JOJ-8531, no km-9 da BA-131, proximidades do município de Jacobina. Ele foi transferido ao Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, onde permanece internado. Outras quatro pessoas sofreram lesões leves.
Fonte: PRF/PRE
Foto: A Tarde

Beth Carvalho está há 5 meses na cama. Não consegue nem mesmo se sentar

Há cinco meses a cantora Beth Carvalho não consegue se levantar da cama. Ela se recupera de uma cirurgia feita por causa de uma fissura do sacro, osso que fica na base da coluna.
"Estou deitada desde janeiro", disse a cantora nesta quinta-feira (24), ao falar de sua recuperação. Beth não consegue nem mesmo se sentar.
Apesar do problema, a cantora está bem humorada e otimista. "Estou melhor, estou fazendo fisioterapia e daqui a pouco estou cantando de novo", disse ela.
Em seguida ela ainda brincou, afirmando que nunca perde o bom humor: "Daqui a pouco vou fazer um show Na cama com Beth Carvalho".
Beth está em tratamento em sua casa, na Zona Sul do Rio, com um esquema de home care e sessões de fisioterapia. No réveillon de 2009, a cantora não pôde participar do tradicional show em Copacabana.
A tranquilidade de Beth vem do apoio de amigos, sambistas e familiares. "Por esse lado estou muito feliz, porque tive uma resposta muito boa de carinho das pessoas e mensagens de fãs também", disse ela.
Neuropatia agravou dores
A cantora explicou que foi preciso colocar parafuso durante a operação. "Tive muita dor depois. Estou com uma dor neuropática, uma doença nos nervos", disse, explicando que a dor foi provocada por ela ter ficado muito tempo na mesma posição durante a operação.
O objetivo principal agora é sanar as dores. Só então que o trabalho de sentar e andar será iniciado. Beth disse ainda que se não fosse o surgimento da neuropatia ela já estaria andando.
Não há previsão de quando a cantora voltará aos palcos, mas ela parece não estar estressada com isso. "Só mais algumas semanas e eu vou estar boa. Estou boa de cabeça, a operação foi bem. Com certeza terá um show para comemorar", prometeu a sambista.
O problema na coluna foi provocado por uma artrose no fêmur que fazia com que a cantora andasse mancando, causando a fissura.
Fonte: G1

Gratz é o primeiro político do país a entrar com ação contra ficha limpa no STF

O ex-presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, que teve seu mandato cassado, José Carlos Gratz (PSL) entrou com a primeira ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contestando a lei da ficha limpa. A norma torna inelegíveis já no pleito deste ano políticos condenados em decisão colegiada, mesmo antes da vigência da lei.
Gratz teve seu mandato cassado em 2002. Em mandado de segurança, Gratz pede que seja reconhecido "seu direito líquido e certo de participar de convenções partidárias e de ter seu pedido de registro de candidatura deferido" e que seja concedida liminar para suspender os efeitos do entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em relação à aplicação da lei da ficha limpa nestas eleições.
O relator da ação no STF, ministro Dias Toffoli, já encaminhou o processo ao TSE, com base em súmula, que afirma não ser de competência do Supremo julgar mandado de segurança contra ato de outros tribunais. A defesa do ex-parlamentar afirma que a lei da ficha limpa afronta entendimento do STF, na qual os ministros da Corte decidiram que somente condenações definitivas podem gerar inelegibilidade de candidatos.
Gratz teve seu mandato cassado pelo TRE-ES em 2002, em abril do ano seguinte, o Tribunal Superior Eleitoraln (TSE) negou pedido de liminar do ex-presidente da Assembleia Legislativa do estado contra a decisão que impediu sua diplomação e posse no cargo de deputado estadual.Este foi o terceiro recurso que Gratz levou ao TSE contra a condenação que lhe foi imposta por abuso de poder econômico e político na campanha.
Na última terça-feira (22), o TSE definiu que a lei da ficha limpa vale para condenações anteriores à vigência da norma. O presidente do tribunal, Ricardo Lewandowski, no entanto, afirmou que ficará a cargos dos juízes eleitorais decidir sobre casos nos quais o político tenha sido condenado pela justiça eleitoral e que não haja mais prazo para recursos.

Fonte: G1

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Dois pré-candidatos baianos estariam na mira do Ficha Limpa, diz Congresso em Foco

O site Congresso em Foco fez um levantamento que identificou o nome de 41 políticos, entre pré-candidatos e agentes públicos de expressão nacional ou regional, que devem ter as candidaturas impugnadas pela Justiça eleitoral. Com as ameaças de inegibilidade, a largada aos Tribunais Regionais Eleitorais em busca de recursos deverá ser dada a partir do próximo dia 5, prazo final para a homologação das campanhas. Destes 41, dois são baianos: Coriolano Sales (PSDB), que renunciou em 2006 ao mandato de deputado federal pelo antigo PFL, após ter seu nome apontado como suspeito de envolvimento com o escândalo das Sanguessugas, que envolveu fraudes na compra de ambulâncias. Pode ficar inelegível até 2015; e Joseph Bandeira (PT), que teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) referente ao período em que esteve à frente da prefeitura de Juazeiro.
Fonte: Congresso em Foco

Ação da PF: Mais droga apreendida; mais traficantes presos

Através do Serviço de Inteligência da Polícia Federal, quatro pessoas acabaram sendo presas durante uma barreira policial montada na BA 275 em Santa Cruz Cabrália, além da apreensão de 831 quilos e 600 gramas de maconha.
Dois elementos suspeitos estavam em um veículo. Durante abordagem por parte dos policiais federais, foi encontrada uma pequena quantidade de maconha e uma balança de precisão, usada para pesar a droga.
Os dois abordados informaram aos policiais de uma situação suspeita em Cabrália. Eles (os policiais) foram até uma propriedade rural localizada entre Cabrália e Belmonte e acabaram encontrando acondicionados no meio do mato, mais de 800 quilos de maconha e 10 de semente de maconha, aproximadamente.
Foram presos pelos policiais federais: Erivaldo Rogério Santos, Roberto Santos Alves da Silva, Luciano Jacinto dos Santos e Alex da Cruz Coelho, autuados no art. 33 da Lei 11.343/06 e 288 do Código Penal Brasileiro (CPB). Além da droga, a polícia encontrou uma espingarda.
Os detidos foram encaminhados ao Complexo Policial de Porto Seguro e estão à disposição da Justiça.
No ano passado, durante a “Operação Verão III”, realizada pelas polícias Civil e Militar, no dia 25/11, foram apreendidos 557 quilos de maconha prensada, 03 carros, um caminhão, quatro motos e vasto armamento.
Na oportunidade, três traficantes foram presos e dois conseguiram fugir. Coincidentemente, a droga foi localizada, também em uma propriedade rural nas imediações do Projeto São Miguel, onde, segundo a polícia, funcionava a sede do tráfico.
Foram encontradas duas espingardas calibre 12, sete espingardas calibres 38 e 28, quatro motocicletas, um Fiat Doblô, um Ford Fiesta, uma caminhonete GM Montana, um caminhão baú (que desapareceu no pátio da prefeitura de Cabrália), uma balança de pesar droga e uma espada do tipo Samurai.
Preso (na época), Admilson dos Santos Sena, 33 anos, natural de Porto Seguro. Por suspeita de pertenceram à quadrilha, foram, também detidos, Reinaldo Antônio Correa, 29 anos, vulgo “Sapão”, e José Rocha da Silva, 41 anos, vindos de São Paulo.
Droga aprendida ontem pela Polícia Federal de Porto Seguro (BA), e que, certamente seria comercializada no extremo sul baiano.
Vale ressaltar que as operações terão continuidade, de acordo com as autoridades ouvidas pelo blog www.leleconoticias.blogspot.com, bem como pela reportagem da emissora www.novaradiojacaranda.com
Por Redação
Fotos: Radar 64

Preso em Eunápolis, acusado de assassinato em Itabuna

Policiais Federais em conjunto com a Polícia Militar do 8º Batalhão e Policiais do Centro de Ações Especiais (Caema) prenderam nesta sexta-feira (18), assaltantes e homens que estariam envolvidos na morte de uma criança em Itabuna. São eles: Cristiano Batista dos Santos, Danilo de Novais Batista, Cristovão de Novais Batista, Isaac (mais conhecido como Lubi), Marcos de Jesus (mais conhecido como Flávio) e Juninho em cumprimento a mandado de prisão expedido pela Justiça Estadual de Santa Cruz Cabrália, na Bahia.
A quadrilha era investigada pela Polícia Federal em razão de crimes de tráfico de entorpecentes, assaltos e homicídios, em possível caracterização de grupo de extermínio.
Cristiano (camisa azul) também está envolvido no assassinato do menor Luandson Passos Reis e no atentado a Alisson Santos de Oliveira, ambos os fatos ocorridos em Itabuna, no dia nove de junho.
Após os interrogatórios, os presos foram encaminhados para realização de exame de lesões corporais e custodiados na Cadeia Pública local à disposição da Justiça.
(Foto: Radar 64)

Itabuna: PM prende jovem no bairro Zildolândia

Policiais militares conduzindo a viatura 1506, prendeu na noite desta quarta-feira(23), Emerson Santos de Jesus, acusado por porte ilegal de arma.

Emerson traansitava próximo ao Grapiúna Tênis Club, na companhia de um menor de idade, quando ossoldados em ronda de rotina realizaram a abordagem. Um revólver calibre 38, municiado com 5 balas foi apreendido

Os jovens são moradores do bairro Nova ferradas, e pelo horário e local que foram detidos, tudo indica que eles pretendiam efetuar alguns assaltos.

Por Radarnoticias.com


Jurado de morte, foi executado ontem à noite no bairro Moisés Reis

Mais uma execução foi registrada em Eunápolis (extremo sul da Bahia). A vítima mais recente foi André Alves Pardini, 21 anos, conhecido no mundo do crime como “Meleca”, que residia na rua Periférica, 339 – bairro Moisés Reis e o crime registrado por volta das 21h20min de ontem (23), na rua Nossa Senhora Aparecida, mesmo bairro onde morava.
De acordo com a polícia, dois tiros atingiram André, sendo um no rosto lado esquerdo e outro na testa, acima do olho direito. Foram encontrados ainda 03 projéteis que atravessaram o corpo do rapaz e que ficaram no chão, sendo que um deles estava intacto e outros levemente amassados.
Vizinhos no local escutaram aproximadamente de 6 a 7 tiros, possivelmente calibre 38. André quando foi executado tinha em sua mão direita 5 pedras de crack. No chão perto da mão mais duas e embaixo do seu corpo 5 reais, que foram roubados por uma pessoa que estava no local.
SENTENCIADO À MORTE
André estava na casa da irmã, e por um leve descuido ele foi chamado por um tal de “Neguinho”. Ao o chamado, acabou sendo executado.André segundo informações era parceiro de Nita, um jovem que foi assassinado em uma construção abandonada na travessa Curió bairro Moises Reis, e segundo informações quem matou Nita, jurou André de morte.
Já por volta de 00h30min, integrantes da PM/PEOT em sua ronda em busca do assassino de André, acabou encontrando 4 elementos fortemente armados e entrou em confronto com os assassinos, sendo que um deles foi ferido e encaminhado ao Hospital Regional de Eunápolis (HRE), mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
De acordo com a polícia, junto com o morto foi encontrada uma mochila com uma espingarda com 12 cartuchos calibre 12 sendo que 8 estavam intactos e 2 deflagrados e mais 19 balas calibre 44. Este fazia parte do grupo que matou André, e estava sem documentos, o que indica que os elementos que enfrentaram a polícia estavam fortemente armados.
Acredita-se que os outros 3 que evadiram, podem estar feridos devido ao confronto com a PEOT apoiado pela PM. Depois de entregarem o corpo do desconhecido no IML os policiais voltaram ao Moisés Reis para tentarem deter os outros fugitivos. Este ultimo fato aconteceu por volta de 01h00 da madrugada.

Os dois suspeitos (ao lado), foram detidos, mas ainda não tiveram seus nomes divulgados e devem ser liberados.


Por Redação
Fotos: Radar 64

Prêmio da Mega-Sena sai para apostas de MG e PR

Duas apostas feitas nas cidades de São Gonçalo do Rio Abaixo, em Minas Gerais, e Carlópolis, no Paraná, acertaram as seis dezenas sorteadas no concurso 1.190 da Mega-Sena.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, o dono de cada bilhete - ou donos, em caso de bolão - vai receber um prêmio de R$ 9 milhões 806 mil 336 reais e 06 centavos.

Confira as dezenas sorteadas: 10 - 11 - 19 - 37 - 53 - 56
De acordo com a Caixa Econômica Federal, 146 bilhetes acertaram cinco números e vão receber, cada um, R$ 12 mil 331 reais e 72 centavos. Outras 7.261 apostas acertaram quatro números e vão receber R$ 354 reais e 22 centavos.
A estimativa de prêmio para o próximo sorteio é de R$ 2 milhões.
Fonte: CEF

574 mil pessoas ainda não sacaram o dinheiro do PIS; veja quem tem direito

Os trabalhadores cadastrados no PIS (ou Pasep) até 2003, que foram registrados por pelo menos 30 dias consecutivos no ano anterior e receberam, em média, até dois salários mínimos mensais podem sacar o abono salarial ao qual tem direito.

O prazo termina no dia 30, e cerca de 574 mil ainda não retiraram o dinheiro, segundo último balanço da Caixa Econômica Federal, divulgado na sexta-feira (18). Juntos, eles deverão receber aproximadamente R$ 293 milhões. Já haviam sido pagos aproximadamente R$ 6,4 bilhões até sexta. No total, perto de 14,5 milhões de trabalhadores podem receber o abono.

O saque pode ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, nos terminais de autoatendimento ou nas lotéricas, com o Cartão do Cidadão. Se não tiver, é preciso levar a carteira de trabalho e o número do PIS.

Quem tem cotas de PIS

Os trabalhadores que possuem cotas de PIS também podem sacar, até o dia 30, o rendimento desse montante. O valor é calculado proporcionalmente ao tempo de serviço registrado na conta e ao salário anual do trabalhador na época.

De acordo com a Caixa, o número total de trabalhadores que podem retirar os rendimentos é de 28 milhões 730 mil 163. O valor é de cerca de R$ 1,3 bilhão. Até sexta-feira, apenas 13.892.166 trabalhadores haviam sacado o dinheiro - o equivalente a R$ 608 milhões.

Pode receber o trabalhador que foi cadastrado no PIS/Pasep até dia 4 de outubro de 1988 e possui saldo na cota do PIS. O saque também é feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, nos caixas eletrônicos ou nas lotéricas.


Fonte: CEF

'Força da água ainda impressiona', diz morador de cidade destruída

"A força da água ainda impressiona. Apesar de estar parecendo um riacho depois de tantos dias da tragédia, ainda é de assustar a potência da correnteza", disse o motoboy Cristiano da Silva, 33 anos, que perdeu a casa em Rio Largo (AL).
O local onde a barragem foi destruída agora serve de cenário turístico para curiosos, que passam pelo lugar e tiram fotos ou ficam contemplando a ação da natureza.
"Eu não perdi nada, por sorte. Minha casa fica mais na parte alta", disse uma moradora, que não quis se identificar, e que passeava com a filha pelo local da destruição.
Maria Salete SIlva Nascimento, 58 anos, perdeu a casa onde morava com a família. Desde sábado (19), ela, os filhos e netos estão morando em uma tenda de lona no meio da praça central da cidade. "Em dez minutos a gente perdeu o que construiu em dez anos. Agora, estamos dividindo esse espaço com oito pessoas. Estou feliz por estar viva, mas arrasada por ter perdido quase tudo."

O motoboy Silva disse que sente uma certa dose de alívio por ainda estar vivo. "Tinha acabado de chegar do trabalho. Por pouco eu não perdi a minha moto também. Não deu pra mais nada. Perdemos tudo. Foi rápido demais. A água começou a subir muito forte e rápido."
A água derrubou a barragem, os muros, a pista de asfalto que ficava na entrada da cidade, além de retorcer os trilhos da linha de trem que passada ao lado.
Segundo a agenda presidencial, Lula deve se deslocar de Palmares (PE), de helicóptero, e sobrevoar as cidades atingidas pela chuva em Alagoas. Ele deve desembarcar em Rio Largo, no estádio de futebol Campo do Progresso. Em seguida, ele segue para Maceió, onde há uma reunião programada com o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho.
Fonte: G1

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Felipe é recebido por cerca de 1.500 torcedores em São Januário


O cenário era de apaixonados torcedores gritando “Ooooo, o maestro voltou!”. E Felipe foi até o centro do gramado, caminhou lentamente e acenou para a arquibancada. Ao passar por um tapete vermelho e chegar próximo das cadeiras sociais, um encontro de amigos de uma das gerações mais vitoriosas do clube. Atônitos, os cruzmaltinos fizeram silêncio por segundos que pareciam intermináveis e celebraram um retorno no túnel do tempo, o tempo que foi capaz de levar ao clube dois títulos do Campeonato Brasileiro e uma Libertadores.

Pedrinho, também criado em São Januário e amigo de Felipe, entregou ao jogador, ex-Al Sadd, do Qatar, a camisa do Vasco com o sugestivo número 6, o mesmo utilizado pelo atleta na sua primeira passagem, quando atuou como lateral-esquerdo.

Também no campo, o presidente Roberto Dinamite acompanhou Felipe, que, além de esperanças dentro de campo, traz um certo ar de paz por alguns instantes. Felipe e Pedrinho, aliás, receberam das mãos do mandatário o título de sócio proprietário.

Fonte: O Globo

Bahia ocupa 2º lugar no País em número de gestores com contas rejeitadas

A Bahia é o segundo Estado em número de gestores públicos com contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) desde o ano de 2002: são 700 baianos (confira aqui a lista dos Fichas Suja - PDF), atrás somente do Maranhão, com 728. Eles estão numa lista de 4.922 gestores com 7.854 contas julgadas irregulares, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que agora terá de se debruçar sobre esta lista para definir quem é que terá que ficar fora do pleito deste ano – já que nem todos os gestores da relação do TCU tiveram as contas rejeitadas “por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa”, como manda a recém-promulgada Lei 135/2010, batizada de Lei da Ficha Limpa.

Segundo o TCU, há contas rejeitadas por razões meramente formais, como ausência de documentos ou erros em sua apresentação, o que por si só não configura má-fé. Dois deputados federais baianos estão na relação. Fernando de Fabinho (DEM), ex-prefeito de Santa Bárbara, a 141 km de Salvador, e Geraldo Simões (PT), ex-prefeito de Itabuna, a 433 km de Salvador. O suplente Joseph Bandeira (PT), ex-prefeito de Juazeiro, a 500 km da capital, também está na lista.

O caso que envolve Fernando de Fabinho é um convênio firmado com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em 2005. Segundo o TCU, cerca de R$ 140 mil repassados à prefeitura pelo governo federal e pagos à empreiteira contratada para uma obra de saneamento na cidade teriam deixado de ser aplicados. O fato já virou uma ação penal impetrada pelo Ministério Público junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Defesa -A defesa do deputado alega que as obras foram concluídas, ainda que fora do prazo, e que não há provas de que Fernando de Fabinho tenha desviado, em benefício próprio ou de terceiros, os recursos repassados pela Funasa. Para a defesa, sem provas, o Ministério Público pretende fazer da ação penal a via da investigação.

Já Geraldo Simões teve as contas rejeitadas por falta de apresentação de documentos e de defesa na fiscalização da contratação de dois convênios, um deles na área de Saúde e o outro na de Educação. Segundo o parlamentar, os convênios datam de 1996, no seu primeiro mandato, quando era o único prefeito petista administrando uma cidade média baiana e sofria acirrada perseguição política por parte do grupo liderado pelo falecido senador Antonio Carlos Magalhães, que controlava o governo do Estado.

Joseph Bandeira, prefeito de Juazeiro de 2001 a 2005, teve as contas rejeitadas num acórdão publicado em 2008 porque deixou de apresentar documentos relativos ao programa Sentinela, executado com recursos do governo federal.

Fonte: A Tarde

Câmara do DF cassa deputada da bolsa por participação no mensalão do DEM

A deputada distrital Eurides Brito (PMDB), filmada colocando dinheiro na bolsa, foi cassada nesta terça-feira pela Câmara Legislativa do Distrito Federal por quebra de decoro parlamentar.
Por 16 votos a 3, os deputados distritais entenderam que o vídeo em que aparece recebendo pacotes de dinheiro do delator do mensalão do DEM, Durval Barbosa, comprova a participação da deputada no esquema. Outros quatro deputados se abstiveram e um não participou da sessão.
Fonte: Folha

Multas: Lula "sufocado" até o pescoço

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) confirmou ontem a aplicação de uma multa de R$ 7,5 mil ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva por propaganda eleitoral antecipada em favor da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff.
É a quinta punição desse tipo imposta a Lula. Por 5 votos a 2, a corte decidiu referendar a posição monocrática (individual) do ministro Henrique Neves, anunciada no último dia 4.
A representação contra Lula foi levada ao TSE pelo DEM. A legenda alegou que o presidente fez propaganda irregular em favor de Dilma ao discursar durante o evento realizado pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) para celebrar o Dia do Trabalho, no dia 1º de maio.
Henrique Neves multou apenas o presidente Lula por considerar que suas palavras ganharam força perante a opinião pública pela notoriedade do seu cargo, o que teria favorecido a candidatura de Dilma Rousseff.
Fonte: (R7)

Transexual diz que foi vítima de preconceito em festa em Porto Seguro

Uma cantora transexual diz que foi agredida e expulsa de uma festa realizada no boliche de um shopping em Porto Seguro (BA), por preconceito. Jéssica Lacerda diz que fez exames de corpo de delito e que registrou dois boletins de ocorrência. O primeiro na delegacia civil, no dia 14 de junho, e o outro, nesta terça-feira (22), na Delegacia da Mulher.
O evento ocorreu no dia 3 de junho. Jéssica diz que, pouco depois de entrar no local, foi escoltada para fora e empurrada de uma escada por funcionários do estabelecimento.
A cantora afirma ter chegado à festa acompanhada por vizinhos, que entraram primeiro. Por isso, ela sabia que o evento não era fechado. Segundo Jéssica, diante da resistência em sair do local, funcionários a agarraram pelo braço e a arrastaram para fora.
Ela afirma que só conseguiu registrar o boletim de ocorrência na semana passada, porque a polícia estaria em greve. A cantora espera que o caso dela ajude outras pessoas a denunciarem atitudes preconceituosas.
Outro lado
A gerente do estabelecimento, Priscila Pinheiro, nega qualquer agressão ou atitude preconceituosa e ressalta que o lugar pode ser frequentado por qualquer pessoa. Porém, naquele dia, uma festa particular era realizada no local e Jéssica não tinha convite.
A gerente confirma que Jéssica permaneceu na escadaria do lado de fora do shopping até o amanhecer e, nesse período, teria dito palavrões a clientes. Ainda de acordo com a gerente, o departamento jurídico do shopping foi informado sobre o caso e vai tomar as providências cabíveis.
Fonte: G1
Foto arquivo

TCU entrega lista de 4.922 gestores com contas irregulares; veja nomes

O TCU (Tribunal de Contas da União) entregou ontem ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) uma lista com 4.922 pessoas com contas julgadas irregulares pelo órgão.

Veja nomes

No total, são 7.854 condenações, sendo 455 em São Paulo (um mesmo gestor pode ter mais de uma condenação).

Até o ano passado, estar na lista do TCU significava que o gestor estava inelegível. Mas, com a mudança na lei das inelegibilidades feita pelo Congresso (Lei da Ficha Limpa), o artigo específico das contas irregulares foi modificado.

Há dúvidas se os gestores da lista de 2010 poderão ou não participar do pleito de outubro. O presidente do TSE, Ricardo Lewandoski, afirmou que a Justiça Eleitoral vai analisar caso a caso.


Fonte: Folha

Prefeito de Teixeira de Freitas será julgado pelo Tribunal de Justiça

SALVADOR/TEIXEIRA DE FREITAS – Acusado de utilizar verba pública de maneira indevida, o prefeito Apparecido Rodrigues Staut do município de Teixeira de Freitas será julgado pelo Tribunal de Justiça, que recebeu denúncias apresentadas pelo Ministério Público estadual contra ele.
Segundo o MP, entre os meses de fevereiro e junho de 2005, o prefeito teria um contrato sem licitação para serviços de locação de veículos no valor de mais de R$ 90 mil.

Fonte: TN

Policial militar atira em vereador do município de Caravelas após discussão política

A discussão seguida de tentativa de homicídio aconteceu num bar localizado na própria cidade de Caravelas, envolvendo o vereador José Augusto Maciel, o Zé Mamão (PSDC), e o policial militar Marcos dos Santos, o soldado Santos, que é ligado ao Partido Progressista no município, mesma legenda do prefeito Luiz Antônio Alvim Delgado, o Loló.
Segundo populares que também estavam no estabelecimento comercial no momento da confusão, tudo teria começado após o policial militar ter dito que já havia dado dinheiro a um outro vereador da cidade, como forma de conseguir o seu apoio em favor de projetos da administração municipal.
Com isso o vereador Zé Mamão teria saído em defesa do colega, quando após ofensas mútuas, o policial sacou um revólver calibre 38 e atirou contra o parlamentar. O tiro não acertou o alvo e na sequência o militar foi contido.
Inicialmente foi noticiado pela imprensa local que o soldado Santos teria fugido em um veículo Fiat Pálio para a 43ª Companhia Independente da Polícia Militar de Itamaraju, mas esta informação foi descartada na tarde desta terça-feira (22), pelo Major Raimundo Magalhães. O Major Magalhães disse que o soldado Santos não é lotado na 43ª CIPM e sim no 13º Batalhão da Polícia Militar de Teixeira de Freitas.
Segundo o Major Ozires Cardoso, que devido a uma viagem do tenente-coronel Antonio Barbosa Neto, está no comando interino do 13º Batalhão da Polícia Militar de Teixeira de Freitas, a arma do policial já foi aprendida pela própria Polícia Militar e levada para a sede do 13º BPM e que o soldado Marcos Santos compareceu espontaneamente à sede da unidade acompanhado de um advogado, onde foi ouvido em inquérito regular militar. O vereador José Augusto Maciel, o Zé Mamão (PSDC), também já prestou depoimento formal, quando confirmou a tentativa de homicídio.
Segundo ainda informou o Major Ozires Cardoso, o procedimento administrativo está a cargo do Tenente Carrilho, que a partir de agora apurará todas as circunstâncias do ocorrido e terá a responsabilidade de decidir o que pode acontecer com o soldado Santos, um policial militar com mais de 10 anos de serviço.
“A Polícia Militar vai apurar com rigor todos os detalhes do ocorrido e será o Tenente Carrilho, o responsável pelas investigações. Felizmente ninguém foi atingido pelo tiro”, disse Ozires Cardoso.
Por ter se apresentado de maneira espontânea e como o processo militar ainda levará tempo pra ser concluído, o soldado Santos continuará na ativa. Mas não é descartada a possibilidade de alguma medida de punição durante o desenrolar do procedimento administrativo militar.
Fonte: TN

terça-feira, 22 de junho de 2010

Ministério Público proibe interferência de vereador no Hospital Regional

O Mibistério Público do Estado da Bahia, por seus Promotores de Justiça, com atuação nas áreas de Defesa do Patrimônio Público e Moralidade Administrativa e da Cidadania, no exercício de uma de suas atribuições legais, estabelecida no Art.27, parágrafo único, IV, Lei n° 8.625/93, e 75, IV da LC 11/96 e

CONSIDERANDO que no Procedimento Administrativo n. 08/2009 (portaria em anexo) foi constatado que o vereador ANTONIO GONÇALVES DE SOUZA, pessoalmente ou por intermédio de terceiros, encaminha pacientes ao Hospital Regional de Eunápolis, onde estes recebem tratamento preferencial em detrimento dos demais usuários do SUS que ali aguardam atendimento:

CONSIDERANDO que o tratamento preferencial não decorre do maior agravo dos pacientes trazidos pelo edil, mas da circunstância de serem por ele encaminhados, prática que lhe rendeu o apelido de " GALEGO DO REGIONAL ":

CONSIDERANDO que a ingerência do vereador foi confirmada por funcionários do Hospital Regional e admitida por seu Diretor Geral:

CONSIDERANDO que a Direção do Hospital Regional vem negligenciando na adoção de medidas enérgicas para impedir a continuidade da prática de "furar" a fila de atendimentos e, por consequência, consentindo na realização de conduta que desrespeita os direitos dos usuários do sistema do SUS no Hospital Regional:

CONSIDERANDO que a conduta comissiva do vereador ANTÔNIO GONÇALVES DE SOUZA ( Galêgo do Regional ) é a omissiva do Diretor Geral do Hospital estão a ferir o princípio da isonomia, que deve nortear o atendimento dos pacientes do SUS no Hospital Regional, bem como o princípio da moralidade administrativa, podendo caracterizar, ainda, a prática dos crimes de condescendência criminosa e advocacia administrativa.

R E S O L V E:

1°) RECOMENDAR ao Excelentíssimo Prefeito do Município de Eunápolis e à Secretária Municipal de Saúde de Eunápolis, a adoção de providências junto à Direção do Hospital Regional de Eunápolis, para que doravante seja proibida a interferência do vereador ANTONIO GONÇALVES DE SOUZA, mais conhecido por " Galêgo do Regional " no Hospital Regional de Eunápolis, proibindo especificamente a prática desse vereador, de "furar a fila de atendimento naquele hospital, para pessoas que encaminha, seja pessoalmente ou por intermédio de terceira pessoa.

2°) REQUISITAR, com fulcro no art. 75,IV da LC11/96, em 15 dias, informações sobre o atendimento da recomendação acima indicada, sob pena da adoção das medidas legais cabíveis.

EUNÁPOLIS,14 de junho de 2010

Dinalmari Mendonça Messias

Promotor de Justiça

Tamar Oliveira Luz Dias

Promotora de Justiça

Em tempo:

Vale ressaltar, que estamos de posse dos documentos comprobatórios oriundos do Ministério Público, inclusive cópia do Ofício n° 113/2010, datado de 17.06.2010, solicitando da Secretária Municiapl de Saude do Município de Eunápolis, para que tome as medidas necessárias, conforme decisão.

Matéria publicada em 22 de junho de 2010

Da Redação.

www.bocadebrasa.com.br

Foto/Destaque Sitepopular.

Travesti com HIV ataca funcionárias de hospital no DF

O travesti Osmair Miliano Pinto, de 28 anos, conhecido como "Maíra", foi preso na segunda-feira (21), após atacar três funcionárias no interior do Hospital Regional da cidade de Ceilândia (DF), a 25 km de Brasília.
Extremamente irritado com a demora no atendimento de uma colega por ele levado até o hospital, Osmair, portador do vírus HIV, por volta das 13h30, entrou numa salinha, tomou posse de uma seringa, retirou o próprio sangue, saiu gritando pelo corredor e atacou primeiro a enfermeira-chefe na mão esquerda, que tentou segurá-lo.
Ao também tentar conter o travesti, uma técnica de enfermagem foi mordida no braço esquerdo por Osmair, que se viu impossibilitado de injetar o sangue na segunda vítima. Outra funcionária foi chutada pelo criminoso, que finalmente foi imobilizado por um policial militar.
As duas funcionárias feridas pelo travesti tomaram o coquetel antiaids logo após o ataque e praticamente não correm risco de serem infectadas, segundo o delegado Onofre de Moraes, chefe da 15ª Delegacia, de Ceilândia.
- Ele vai responder por duas tentativas de homicídio qualificado. A pena em cada tentativa é de 12 a 30 anos, com redução de um a dois terços porque foram tentativas e não homicídios consumados.
Fonte R7