quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Presos começam a ser liberados para Dia dos Pais

A partir desta quinta-feira, 20 mil presidiários irão deixar as cadeias paulistas e tomar as ruas beneficiados pela saída temporária de Dia dos Pais. Nos últimos anos, a média de presidiários que não retornam às celas depois dos cinco dias de Publicidade liberdade fica entre 8 e 10%, o que levou a polícia a manter o alerta máximo depois dos ataques à ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) no último final de semana..

O benefício concedido ao presos no dia dos pais é apenas um dos cinco a que os presidiários têm direito durante o decorrer do ano. Contudo, juristas acreditam que a lei que permite a liberdade dos presos em determinadas datas é muito frágil, já que o detento não passa por avaliação antes de ser liberado.

Para tentar solucionar o alto índice de fugas, o Departamento Nacional Penitenciário propôs o uso da tornozeleira eletrônica. O sistema de monitoramento dos presos já passou por fase de testes em São Paulo, mas o projeto está parado porque a empresa que ganhou a licitação para instalar os equipamentos está impedida de atuar pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). O impasse já dura quatro meses e é acompanhado pelo governo paulista.

O aparelho pretende monitorar via satélite, durante 24 horas por dia, os presidiários que forem liberados. Os cerca de 20 mil presos serão soltos nesta quinta-feira e só retornarão para os presídios paulistas na próxima terça-feira.
JovemPan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário no blog.