As autoridades da Indonésia elevaram nesta quarta-feira (27) o número de mortos após tsunami e erupção do vulcão Merapi para 179, segundo as agências de notícias Associated Press e France Presse. O número ainda pode aumentar, pois 400 estão desaparecidos.
O vulcão Merapi, um dos mais ativos e perigosos do mundo, entrou em erupção nesta terça (26) na Ilha de Java, na Indonésia, deixando pelo menos 25 mortos no dia seguinte a uma ordem de retirada de pelo menos 19 mil moradores que viviam na região, anunciaram as autoridades na manhã desta quarta (27).
Ex-chanceler de Saddam Hussein é condenado à morte no Iraque
A justiça do Iraque condenou à morte nesta terça-feira (26) o ex-chanceler e ex-vice-premiê de Saddam Hussein, Tarek Aziz, por seu papel na eliminação dos partidos religiosos, anunciou a televisão estatal iraquiana.
"A Alta Corte Penal iraquiana emitiu uma ordem de execução contra Tarek Aziz por seu papel na eliminação dos partidos religiosos", informou o canal de televisão Al-Irakiya.
EUA executam com injeção letal condenado por assassinato
O estado norte-americano do Arizona executou na terça-feira (26) com uma injeção letal um condenado por assassinato, em um caso que havia provocado controvérsia depois que surgiu a informação de que uma das drogas usadas para pôr fim à vida do detento tinha sido comprada na Grã-Bretanha.
O prisioneiro Jeffrey Landrigan, condenado pelo assassinato de Dean Dyer, em 1989, foi declarado morto às 22h26 da terça-feira (3h26 desta quarta-feira, no horário de Brasília), na prisão estatal de Florence, sudeste de Phoenix, disse um porta-voz do Departamento Correcional do Arizona.
A Grã-Bretanha aboliu a pena de morte e não realizou nenhuma execução depois de 1964. Diante disso, um colunista do diário britânico 'The Guardian' questionou se não seria um crime no país uma empresa britânica obter lucro do fornecimento de uma droga usada na execução de um condenado à morte.
O thiopental sódico, um anestésico, é a primeira de uma sequência de três drogas administradas na injeção letal que paralisa a respiração e faz o coração parar de funcionar.
Landrigan, de 50 anos, foi condenado à morte em 1990 por ter estrangulado Dyer, encontrado morto por um colega de trabalho em 1989.
Ele foi a 24ª pessoa executada no Arizona desde que o estado voltou a aplicar a pena capital, em 1992. Há 132 condenados no corredor da morte apenas no Arizona.
Polícia de fronteira dos EUA apreende 57 quilos de heroína no Texas
A droga estava dividida em cem pacotes. Valor total da apreensão é de US$ 12,7 milhões (cerca de R$ 21 milhões).
'Ele se salvou pois conseguiu correr', diz mãe de brasileiro na Indonésia
O médico gaúcho Fábio Junqueira Karkow estava passando férias em um resort nas ilhas indonésias de Mentawai quando na noite de segunda-feira sentiu o tremor de terra que atingiu o arquipélago. Logo depois, ele ouviu o barulho do mar e correu. "Ele disse que se salvou do tsunami porque conseguiu correr. Ele largou tudo e foi para a parte alta. O resort ficou alagado e ele perdeu tudo. Mas graças a Deus está tudo bem", contou a mãe de Fábio, Marisa Karkow.
Marisa disse que Fábio conseguiu sair da ilha em um barco, numa travessia de 12 horas. Quando chegou a Sumatra, ele conseguiu ligar para a mãe, mas com a conexão ruim só teve tempo de pedir os documentos para viajar e dizer que estava bem. "Ele disse que estava só com a roupa do corpo. Fiquei mais de 24 horas sem ter notícias dele, ligada nas notícias pela internet, ligando para a agência de viagens e para a embaixada. Mas parece que agora ele conseguirá manter o plano inicial de voltar para o Brasil amanhã. Estou indo para Florianópolis encontrá-lo."
Bin Laden ameaça a França em mensagem de áudio
DUBAI, 27 Out 2010 (AFP) - O líder da rede terrorista Al-Qaeda, Osama bin Laden, fez uma advertência contra a França e afirmou que os muçulmanos têm o direito de responder com violência à proibição do uso do véu integral no país, em uma mensagem de áudio citada pelo canal de televisão Al-Jazeera.
Ele também justificou o sequestro de cidadãos franceses na África e exigiu a retirada das tropas do país do Afeganistão.
"Se a França tem o direito de proibir as mulheres livres de usar o véu, não é nosso direito também obrigar os invasores a partir cortando suas cabeças?", questiona Bin Laden.
A mensagem com a ameaça foi parcialmente divulgada pela emissora com sede no Qatar.
Alemanha punirá penalmente casamentos forçados
BERLIM, 27 Out 2010 (AFP) -O governo alemão decidiu nesta quarta-feira proibir os casamentos forçados, ampliando seus meios de combate aos imigrantes que se recusam a integrar-se, em pleno debate sobre a imigração na Europa.
Um projeto de lei adotado no Conselho de Ministros prevê a inclusão do matrimônio forçado no código penal, sujeito a punição de até cinco anos de prisão.
Até hoje, este tipo de prática era incluído no registro de delitos considerados coação grave, suscetível a pena de prisão.
O casamento forçado "se transformará em uma infração em si, com o fim de mostrar ainda mais claramente até que ponto é punível", destacou o ministro do Interior, Thomas de Maiziere, em um comunicado.
"Desta maneira, nos levantamos contra a falsa creça segundo a qual trata-se de uma tradição, que é tolerável em épocas antigas ou em outras culturas", acrescentou o ministro.
O projeto de lei ainda precisa ser aprovado pelos deputados do Bundestag.
Fonte: G1 Mundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por deixar seu comentário no blog.