![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTTuIHKQ_HQHH8rvdG5ip7_JXMmyBAH541n6o-D87jdqWkiRYwcnX2TF6amGfR1A7vau2ltF7CgDJ1qFX_Z8jkzZr9y6qbeo962J4Fhcvbcxm5S-8JS1UD8WORU_Rophqr_rLwLdU9Yvk/s400/0,,15985926-EX,00.jpg)
Ao menos 37 pessoas morreram e outras 86 estavam desaparecidas depois de desabamentos de terra e inundações nas províncias de Shaanxi, no noroeste, e Sichuan, no sudoeste do país, desde o final da semana passada, informou o Ministério de Assuntos Civis em seu site na Internet (http://www.mca.gov.cn).
Quase 150 pessoas já haviam morrido na primeira metade do mês em consequência das chuvas. Milhares de pessoas foram retiradas de suas casas, e em diversas partes do país comunidades observavam apreensivos os rios inundados e os diques sobrecarregados.
O reservatório atrás da gigantesca usina de Três Gargantas, o maior projeto de energia hidrelétrica do mundo, chegou ao nível mais alto da história, e as águas das enchentes corriam mais rápido que em 1998 quando um dilúvio devastador matou mais de 4 mil pessoas.
A Administração de Segurança Marítima de Changjiang, que regulamenta a navegação ao longo do rio Yangtze, disse que nenhum navio poderia usar as barragens da usina até que o fluxo diminuísse para menos de 45 mil metros cúbicos por segundo.
O fluxo atingiu um pico de 69 mil metros cúbicos por segundo na segunda-feira, segundo o site da administração na Internet, sem dar maiores previsões de quando poderia atingir a meta.
Autoridades disseram, no entanto, que não havia preocupações de segurança. Antes do ápice das inundações, os portões das barragens foram fechados de forma rotativa, sendo verificados para possíveis problemas, e resíduos carregados pelas enchentes foram removidos, informou a rádio nacional da China.
"O fluxo máximo atingido é alto, mas não excedeu a capacidade de 100 mil metro cúbicos de água por segundo da usina", disse Cao Guangjing, chefe da Corporação Três Gargantas, segundo o jornal oficial China Daily.
"A usina pode suportar o desafio facilmente", acrescentou Cao.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por deixar seu comentário no blog.