![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEihyS6qU6lzkUXnBkCF0-UKvFeKlUCuRITjmuS6gFQ91k7O92miCsqXStjKBXSp1M6ctEVarvD4AYviwObYkdozHpck4I3zpqhIGWpQpM10icN5PPPnxV_WLYc16_pHr2ZjALfwm01WCyE/s400/hn1.jpg)
Os três jovens acometidos já estão em tratamento, entre eles há uma adolescente de Teixeira de Freitas-BA, uma mulher também de Teixeira de Freitas-BA e um homem de Itamaraju-BA.
A forma abrupta com que a pandemia causada pelo vírus Influenza A (H1N1) se instalou em 2009, associada à capacidade de transmissão do agente, constituiu um grande desafio para o setor da saúde. Somente a Vigilância Epidemiológica de Teixeira de Freitas-BA, notificou trinta e um casos de contaminação por H1N1, sendo cinco confirmados e quatro ainda em andamento, aguardando os resultados.
Destes casos, quatro eram de pacientes de municípios vizinhos, como: Nova Viçosa (um), Mucuri (um) e Alcobaça (dois). Dos cinco casos já confirmados, um evoluiu para o óbito.
Essa situação epidemiológica da H1N1 exigiu, além das medidas de precaução, que fossem adotadas medidas de vacinação. Em pouco tempo a vacina foi desenvolvida e um calendário nacional elaborado. A campanha de vacinação contou com forte apelo publicitário. E, na região extremo sul da Bahia, pelo menos três pessoas desenvolveram, como conseqüência da vacinação, a síndrome de Guillain-Barré.
A Guillain-Barré ou polirradiculoneurite aguda é um distúrbio dos nervos periféricos que paralisa os membros, o pescoço e até mesmo os músculos respiratórios. Afeta o corpo de forma ascendente, ou seja, de baixo para cima. Trata-se de uma doença autoimune, em que o doente passa a desenvolver anticorpos contra a mielina, que á uma camada de lipídeos e proteína que reveste os nervos.
Esta síndrome pode ser desencadeada por qualquer tipo de vacina viral, ou ainda por determinadas infecções. Em Teixeira de Freitas existe um relato atual de uma jovem que foi acometida pela doença depois de um quadro de dengue.
Sulbahianews
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por deixar seu comentário no blog.