terça-feira, 12 de outubro de 2010

Mais de 226 mil baianos mudaram de operadora em busca de tarifas baratas

Os baianos lideram o ranking de pessoas que adotaram a portabilidade numérica de telefones fixos e móveis no Nordeste.  Segundo dados da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), até o final de setembro, mais de 226 mil pessoas mudaram de operadora no estado e mantiveram o número do telefone antigo.  Pacotes promocionais e tarifas mais em conta foram os principais motivos das migrações.

Em dois anos, a portabilidade beneficiou cerca de 6,7 milhões de pessoas em todo o país.  Do total de migrações, 4,6 milhões (70%) foram feitas por usuários de telefones móveis e pouco mais de 2 milhões (30%) por assinantes fixos.

Rapidez

De acordo com a ABR Telecom, no primeiro dia de implantação do serviço, em 1º de setembro de 2008, 1.028 usuários foram pioneiros do processo e fizeram a solicitação de troca para efetivação em cinco dias úteis.  Hoje, todos os procedimentos de portabilidade numérica do Brasil são realizados em apenas três dias úteis.

Confira o passo a passo para fazer a mudança

Para solicitar a portabilidade numérica de telefones móveis, o usuário deve comparecer a uma loja da operadora para onde ele quer mudar e fazer a solicitação.

No caso do fixo, basta entrar em contato com a empresa a qual pretende migrar através do serviço de atendimento. O regulamento da portabilidade numérica, disponível no site da ABR Telecom (www.abrtelecom.com.br) aponta alguns critérios que devem ser atendidos para que o usuário efetive sua migração:

* Informar o nome completo à operadora de telefonia que recebe o pedido

* Comprovar a titularidade da linha telefônica

* Levar o RG

* Informar o número do registro no cadastro do Ministério da Fazenda, no caso de pessoa jurídica

* Levar o comprovante de residência do assinante

* Informar o nome da operadora de onde está saindo

De acordo com o regulamento, o processo de portabilidade numérica deve ser efetivado no prazo de três dias úteis ou após esta data, se o usuário quiser agendar. A operadora para a qual o usuário deseja migrar deve fornecer ao usuário, no ato do registro da solicitação de portabilidade, um número de protocolo da solicitação a fim de que ele possa acompanhar o processo de transferência.

O modelo de portabilidade numérica no Brasil determina que só podem ser solicitadas migrações dentro do mesmo serviço - móvel para móvel ou fixo para fixo - e na área de abrangência do mesmo DDD.

O usuário poderá ainda acompanhar o movimento de pedidos e efetivações de transferências da portabilidade numérica conforme o DDD e a data de início do serviço, pelo site da ABR Telecom. A página também disponibiliza uma ferramenta de busca para pesquisar a qual operadora pertencem os números de telefones que já se beneficiaram da portabilidade numérica, através do endereço: consultanumero.abr.net.
br:8080/consultanumero.


Fonte: Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário no blog.