quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Adolescentes com transtornos mentais estão mais expostos a doenças sexualmente transmissíveis

Os adolescentes que sofrem com transtornos mentais estão mais sujeitos a se infectar com HIV ou alguma outra DST (doença sexualmente transmissível) do que os demais jovens. Essa é a conclusão de um estudo realizado pelo Centro de Pesquisas Infantil Bradley Hasbro, dos Estados Unidos.

Após entrevistar 840 adolescentes, os pesquisadores perceberam que os jovens com distúrbios psiquiátricos apresentam mais comportamentos sexuais de risco, como o sexo sem proteção.

Os resultados foram ainda mais graves dependendo do tipo de transtorno enfrentado pelo adolescente. Segundo os pesquisadores, aqueles que sofrem com a fase maníaca do transtorno bipolar – que é marcada por oscilações de humor, entre a euforia e a irritação – são sexualmente mais ativos, têm mais parceiros sexuais e estão mais expostos a se infectar com DSTs.

Já os pacientes com distúrbios aparentes, como TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), transtornos de conduta e comportamentos de raiva são ainda mais ativos sexualmente e, por isso, correm mais risco de se infectar com HIV e outras DSTs. O mesmo ocorre com os jovens que sofrem com distúrbios menos aparentes, como ansiedade, depressão e estresse pós-traumático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário no blog.