segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Itabuna corre risco de ter nova epidemia de dengue, ainda pior

Itabuna pode ter nova epidemia de dengue com a reintrodução do sorotipo 1 da doença. O vírus não era detectado na região desde meados da década de 90, mas exames de isolamento viral já realizados pelo Laboratório Central, confirmam que voltou a assustar a população de Itabuna.
O grande perigo da reintrodução do tipo 1 é que a maioria da população não está imune a esse vírus. Por isso, é alto o risco de uma nova epidemia. No ano passado, Itabuna foi o município campeão da doença, com mais de 18.000 casos e 8 óbitos. O sorotipo responsável pela epidemia foi o 2, o que torna a população protegida apenas desse tipo.
Quando a pessoa é atingida por um sorotipo, fica protegida desse tipo, mas a dengue apresenta quatro fases da doença e, se introduzido um novo sorotipo, todos ficam suscetíveis à doença e voltam a correr riscos. No Brasil, já há casos da proliferação da doença pelo tipo 4. É preciso tomar precauções, porque a dispersão é muito rápida.
ITABUNA NÃO ESTÁ LIVRE DA DENGUE
O mosquito Aedes aegypti transmite os tipos 1, 2, 3 e 4. O índice de infestação da doença em Itabuna é de 13%, o que é considerado de alto risco pelo Ministério da Saúde visto que, para estar sob controle, esse número não deve ultrapassar 1%. Itabuna não está livre da dengue. O índice de infestação ainda é alto porque o paralelo do número de casos não representa o perigo, já que a maioria da população está imune ao tipo 2. Mas, se houver o cruzamento dos tipos, vira dengue hemorrágica.
MORTE
Uma morte No último dia 12, foi registrada a morte de Jorge Luís Salustiano dos Santos, provocada por dengue hemorrágica, segundo confirmação clínica. O rapaz de 30 anos era morador do bairro Mangabinha. Após o registro do caso, o combate foi realizado no bairro pela Sesab.
CUIDADOS BÁSICOS
A população deve fazer sua parte, adotando cuidados básicos como não acumular água parada, manter garrafas e recipientes cobertos, não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada. Sempre que observar alguma situação de risco, você deve avisar imediatamente um agente público de saúde.
A Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário no blog.